Sindrome do bebê sacudido.

Sabe aquela bronca que sua avó dava em sua mãe ou tia, por estar sacudindo seu irmão ou primo?
Aquilo que sua sogra ou mão falava para não jogar seu filho para o auto, e tomar cuidado com a cabecinha deles, mesmo depois de uma ano de idade?
Saiba que elas estão completamente corretas.

Síndrome do bebê sacudido é uma forma grave de lesão cerebral, provocada pelo ricochete do cérebro do bebê dentro do crânio quando a criança é sacudida.


A cabeça de um bebê é grande e pesada em proporção ao resto do corpo. Entre o cérebro e crânio existe um espaço livre destinado ao crescimento e desenvolvimento; os músculos do pescoço do bebê ainda não estão desenvolvidos.
Quando se sacode um bebê ou uma criança pequena (geralmente abaixo dos 2 anos de idade), o cérebro ricocheteia contra o crânio, provocando contusão, inchaço, pressão e sangramento (hemorragia intracerebral). Isso pode resultar em dano cerebral grave e permanente, ou mesmo em morte. O ato de sacudir um bebê ou criança pequena também pode provocar lesões no pescoço e na coluna vertebral. As hemorragias da retina podem resultar em perda da visão.

Quase sempre, esta síndrome é causada por trauma não-acidental (abuso infantil), provocado por um pai, mãe ou babá irritados, que sacodem o bebê para puni-lo ou fazê-lo ficar quieto. Em casos raros, esta lesão pode resultar, acidentalmente, de ações como arremessar o bebê para o alto ou correr com ele em um "baby bag" preso às costas. 


 


Nenhum comentário: