Falta de atenção


Toda criança tem dificudades de se concentrar, isto é um fato.
Porém deve-se tomar cuidado, pois se esta falta de atenção vier precedida de sintomas como fala exessiva, dificudade em manter-se sentado, mania de interroper sem se importar com o que os outros estão fazendo,  parecer não ouvir, dificudade em organizar-se, responder perguntas antes destas serem finalizadas e outros, esta criança ou adolescente pode ter o que pscicologos chamam de TDAH (Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade).

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.



 Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. 


Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).








Um comentário:

Mamãe caprichosa disse...

Oi Kcal!
Que bom que gostou do Mamãe caprichosa!!! Sabe o que eu só percebi agora...vc é de Sergipe. Eu morei em Aracaju por 4 anos. Meus dois filhos mais novos nasceram aí!! Que legal...eu adorava morar nessa terrinha, mas por conta do serviço do meu marido, tivemos que retornar a SP!!!
Mil bjs
Carla