Quando o filho pede a nossa atenção




Letra em Português




Você sabe diferenciar quando seu filho esta só fazendo birra de quando ele está precisando da sua atenção?
Eu estava fuçando na net, e um dos blogs que abri tocava uma música de Amy Winehouse, que meu marido reconheceu. E eu como nata desconhecedora do assunto que não sei diferenciar a voz da Amy da voz da Beyonce (tanto, que pra escrever o nome delas aqui, tive que primeiro ser corrigida pelo Google), disse: - Eu gosto daquela que diz: no, no, no... (ignorem, por favor)

Pesquisamos a letra e eu fiquei sensibilizada com tanta tristeza e solidão. Pensei em como pode uma pessoa chegar a esse estado degenerativo, a ponto de implorar por um amigo? Ninguém está vendo isso? Ela parece mais uma criança chorando por colo e carinho!

Então olhei para os meus filhos brincando no chão bem ali do meu lado, inocentes, certos de que o mundo é como aquele doce que eu sirvo pra eles logo depois do almoço e que a rotina de um adulto na verdade não passa de uma brincadeira exatamente como aquela na qual eles estavam ali envolvidos. E lembrei que cabe a mim estar do lado deles quando chegar o momento de encarar a dura realidade que os espera la fora.

O futuro produtivo (digo, em todos os sentidos, incluindo emocional) de uma criança, depende totalmente do contexto familiar em que ela vive. E família, nada mais é que uma hierarquia simples baseada na cumplicidade e lealdade.

O pai encabeça e cuidada sanidade da esposa. Que por sua vez, estando calma, feliz e confiante de que em qualquer situação ela não estará sozinha, poderá concentrar suas forças em manter o lar agradavelmente confortável e cuidar para que os filhos cresçam sem perder nenhuma etapa crucial de suas vidas.
Se mudarmos qualquer um desses conceitos, teremos uma turbulência familiar.

Eu não estou fazendo aqui, nenhum tipo de apologia a “escravidão” feminina, nem estou dizendo que a mulher deve voltar ao tempo das nossas ancestrais e ser ‘Amélia’ de novo, abrindo mão do seu sonho de carreira.

Vale dizer que se a mulher está envolvida numa vida secular, longe de sua casa e tem que se preocupar com patrão, cargos, encargos, relatórios, e outra coisa mais que se refere ao ambiente de trabalho, o seu tempo para os filhos diminui substancialmente; dificultando assim o bom funcionamento da estrutura familiar. E isso impede que a mãe esteja atenta a ponto de diferenciar uma birra comum, por puro capricho, de um pedido impetrado de atenção. Fazendo com que a relação de amizade com seus filhos progrida lentamente.


Cabe à mãe, ensinar o filho a falar. E eu estou não quero dizer, simplesmente articular as palavras corretamente.
Ela deve ensinar a criança a se expressar, dizer como se sente, o que pensa, criando assim um laço de amizade tal, pra que, no futuro, ela mesma possa ajudá-lo (a) a fazer as suas escolhas sabiamente, evitando, assim, precipitações indesejadas.
Isso fará com que se forme na criança um bom caráter, pra que a mesma não venha a sofrer com erros infantis quando estiver em sua fase adulta.

Uma mãe deve sempre estar atenta aos movimentos do seu filho e as reações diante de novas circunstâncias, para que possa lhe dar a mão quando surgir o temor e lhe oferecer palavras de conforto nos momentos de desilusão. Ensiná-lo a ouvir um NÃO, a perder, a ser rejeitado, a confiar e não confiar em certas pessoas...

O que nós mães temos que ter consciência, é de que crianças não são como simples robôs que obedecem a pequenos comandos de voz.  Elas precisam descobrir o mundo, saber que tudo tem início e fim (inclusive a vida), que sempre vão encontrar algum tipo de obstáculo, que nem todas as pessoas são boazinhas e que nem tudo é tão bonito e fácil como o presente que eles ganham no aniversário. Pra que quando ele se tornar adulto, não venha dizer pra você que só precisa de um amigo que o ajude a sair do buraco, simplesmente por que você não o ensinou onde encontrar os verdadeiros amigos.

Pense nisso










       

9 comentários:

Paty Fortunato disse...

Oi Kal,

Quero sim ser sua amiga, é um prazer.
Quando vc comentou da outra vez...eu vim retribuir a visita,mais não consegui comentar,até deixei um comentário no meu post avisando caso vc voltasse lá.
Mais ainda bem q consegui agora,estou acompanhando seu blog.

Beijocas!

Blog Dri Viaro disse...

2010 é pra entrar com tudo!!
Então vamos pedir a Deus que seja feita a
vontade d'Ele na nossa vida, e que tenhamos
muita paz, saúde e alegrias no decorrer dos dias.
Tudo que eu desejo para mim, estarei tb desejando para vc!!

Feliz ano novo

Roberta disse...

Oi parabéns tambem é muito fofo esse seu blog seja minha seguidora para não perdermos o contato ok te ofereço meu award,link e mascote espero que ceite um otimo domingo bjs http://roberta-
guimaraes.blogspot.com/
hÁ ja sou sua seguidora ok

Andressa disse...

Vim conhecer seu outro blog! Parabéns, lindas palavras!
Essa menina é muito talentosa, se acabou por causa das drogas, teria um futuro brilhante se não fosse isso. Beijão

Carla Koga disse...

Oi Kal achei muito bonito seu post e muito bem expressado, é realmente um alerta a nós mães.
Um beijo enorme!
Cáh
http://www.quarentadedinhos.blogspot.com.br

Mamãe caprichosa disse...

Olá!! Adorei seu texto!
Só tenho uma coisa a dizer: Meu Deus...que ele nos ilumine e nos inspire na criação de nossos pequenos!!
Ess dita cuja era uma criancinha doce e igual as outras...de uma hora para outra virou isso que vemos!! uma figura degradante e completamente perdida!!
Abs
Carla
http://mamaecaprichosa.blogspot.com

Paty Fortunato disse...

Oi querida,

Estou fazendo uma promoção no meu blog,passa lá e participar.

Beijocas!

Juliana Melos disse...

Que bom que vc gostou do meu blog pelo visto....
eu estare sempre aguardando sua visita...vou sempre estar por aqui .....
beijos e bom restinho de feriado!

Douglas disse...

É uma pena que o mundo viva cercado de armadilhas embutidas em anúncios, programas de baix qualidade, convites insólitos e amigos sabem-tudo, que arrastam crianças para onde querem.

Só agora vim agradeer sua visita e adesão ao De Tudo Tem.

Seguirei seu blog também e lerei seus textos, ricos de conteúdo.

Douglas